A CREDIBILIDADE POLÍTICA DA REDE GLOBO

Denúncia sobre envolvimento de Michel Temer em esquema de propinas revela perda de credibilidade

 

A Rede Globo de Televisão noticiou em primeira mão, na semana passada, o envolvimento do presidente em exercício, Michel Temer, no esquema de propinas investigado pela Operação Lava Jato, divulgando áudios de conversas entre o dono da JBS, Joesley Batista, e Temer, em que o presidente dá o aval para que Joesley continue comprando o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB- RJ).

Após o jornal O Globo divulgar em sua edição digital a transcrição de trechos dos áudios e do depoimento de Batista, todos os veículos de mídia passaram a noticiar o ocorrido. Com a divulgação da notícia, as redes sociais não pararam de mencionar o assunto, seja em formato de textos críticos, informativos, piadas e reflexões. A notícia caiu como uma bomba sobre a sociedade.

Tida como a maior e mais assistida emissora do país, a Globo também foi alvo de muitas críticas. A divulgação por parte da emissora, tida como manipuladora, foi imensamente discutida devido ao seu histórico na divulgação e omissão de alguns fatos políticos anteriores a esse.

Divulgar informações relevantes para a sociedade é uma obrigação dos meios de comunicação e, com sua credibilidade em cheque, talvez este seja o momento da Rede Globo reavaliar a maneira que informa o cidadão brasileiro, visando manter-se como a maior rede de televisão comercial aberta brasileira.

A TV Globo amarga um desgaste em sua história, decorrente de várias reportagens de dúbio entendimento e de restrições em matérias para fins de privilégios. Seus programas de notícias e jornais eram tidos como os mais importantes do país mas, após grandes omissões e manipulações, principalmente no campo político do nosso pais, é possível encontrar uma grande parcela da sociedade que não confia e nem confere total crédito as notícias veiculadas.

Outro fator que atinge a sua queda na audiência é que com o avanço brutal das informações on-line, a sociedade tenha inúmeras visões sobre o mesmo fato, fazendo com que o telespectador tire suas próprias conclusões e assim cria-se uma sociedade com discernimento para escolha e análise do que é divulgado.

Talvez essa drástica diminuição entre audiência e credibilidade, seja em decorrência da busca por números no Ibope. O fator audiência está em primeiro lugar, mas acabou sendo o principal fator da decadência. Criou-se um ambiente de insegurança que praticamente matou a confiança do público.

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